BISPO ABRE NOVA CRISE NA IGREJA CATÓLICA DA REGIÃO
Estaria forçando saída de freis para entrada de padres em Siqueira Campos
Uma nova e séria crise pode ser aberta novamente na igreja católica do Norte Pioneiro.Obispo Antônio Braz Benevente(foto),da Mitra Diocesana em Jacarezinho, tem pressionado os freis capuchinhos a saírem de Siqueira Campos, onde estão há 87 anos para serem substituídos por padres.Há quem afirme que o interesse seria apenas material(a tradicional Festa do Bom Jesus da Cana Verde, por exemplo, rendeu R$ 400 mil no ano passado).Outros atribuem a articulações maledicentes visando desestabilizar a religião na região, cujo objetivo maior é sempre espiritual.
A reportagem apurou que o frei Manuel Braz Noite, líder na cidade, já recebeu a informação que de ficará apenas até fevereiro de 2016. Atualmente, há uma paróquia e mais o Santuário, construído em área dos freis capuchinhos, que possuem também uma emissora de rádio AM(Bom Jesus) e numa FM(Cana Verde),com empresários. platinenses.
Se os freis forem "expulsos" uma onda de revolta pode ocorrer de novo, como em 2011/2012, quando os religiosos tiveram que sair da então única paróquia de Santo Antônio da Platina.Com a decisão, naquela ocasião,os freis capuchinhos Daniel Heinzen,Lauro, Pedrinho, Clemente, Portella e Carlos foram transferidos.O Seminário, onde moravam e estudam seis seminaristas,foi fechado.
O frei Daniel Heinzen e o padre Rosinei Tonette se encontraram no salão paroquial de Santo Antônio da Platina numa tarde de quinta-feira, dia 22 de dezembro de 2011. Foi a  primeira, reservada e histórica reunião entre o ex e o atual pároco, testemunhada  unicamente pela reportagem, que intermediou o encontro.
Na oportunidade, ambos não esconderam o constrangimento.
Os padres então ficaram responsáveis por administrar a paróquia, que possuía a Matriz e 46 capelas nas zonas urbana e rural. Atualmente são quatro paróquias.
Os fiéis católicos não querem mais o mal estar causado como daquela vez e oram para que haja ações conciliadoras para evitar o cisma.
O bispo foi procurado, mas estava em visita pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Jaboti,até este domingo 05/07.Nesta semana,participa do retiro anual dos Presbítero no Seminário Divino Mestre de Teologia, em Jacarezinho, até quinta-feira,dia nove,com o pregador Dom Sérgio da Rocha,Arcebispo de Brasília.
Dom Antônio tem ,hoje, 54 anos.Cursou Filosofia no Seminário Maior de São Carlos(SP) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas(SP).Foi ordenado padre para a Arquidiocese de Uberaba(MG) e trabalhou como pároco em várias cidades. Também foi professor de História de Israel, capelão do papa João Paulo II, entre outras funções.
Foi nomeado bispo de Jacarezinho aos 50 anos(um dos mais jovem do país) no dia 23 de junho de 2.010 pelo papa Bento XVI e tomou posse no lugar de Dom Fernando José Penteado no dia dez de outubro do mesmo ano.
 
 

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário